Por que as cores do granito Variam Tanto?




As cores de granito variam do branco ao preto e ao rosa, mas o que torna um único tipo de rocha tão variável? Aqui vamos descobrir o que torna cada granito uma cor diferente, o que isso nos diz sobre sua mineralogia e origem. Você pode ser um geólogo amador, curioso ou procurando suas novas bancadas em granito. Independentemente do motivo, você ficará surpreso com as vastas variedades de granitos diferentes.

O granito é um dos tipos de rochas mais conhecidos, usados em tudo, desde edifícios a esculturas. Ele é usado há milhares de anos e é considerado um símbolo de status, força e durabilidade.

O que é granito?

O granito é uma rocha ígnea intrusiva com grãos grandes (minerais) facilmente vistos a olho nu. As cores de granito são mais comumente rosa, branco, variações de cinza e preto. No entanto, é importante observar que algumas pedras comercializadas como 'granito' preto são de fato gabro, pois o granito deve conter pelo menos 20% de quartzo dentro de uma rocha para torná-lo granito.

Agora, vamos detalhar o que exatamente é uma rocha ígnea intrusiva:

Uma rocha intrusiva significa que a rocha derretida resfriou dentro da crosta e nunca foi expelida como rocha derretida. O resfriamento gradual da rocha derretida é imperativo para criar os grandes cristais de um mineral singular que vemos nos granitos. Com o tempo, há litificação ou solidificação diferencial da rocha derretida, dependente da composição química, permitindo a formação de diferentes tipos de minerais em diferentes períodos de tempo e alterando o granito final resultante. 


Portanto, o tamanho de grãos individuais é proporcional à velocidade com que a rocha derretida foi resfriada. Rochas extrusivas esfriam durante uma erupção vulcânica e não permitem tempo para orientação de minerais, criando uma rocha de aparência homogênea, sem grãos discerníveis.

Uma rocha ígnea é uma rocha que solidificou a partir de rocha derretida. Isso se compara aos outros dois tipos principais de rochas, sedimentares e metamórficas.

O granito é um conglomerado de minerais e rochas, principalmente quartzo, feldspato de potássio, mica, anfibólios e outros minerais. O granito normalmente contém 20-60% de quartzo, 10-65% de feldspato e 5-15% de micas (biotita ou moscovita). Os minerais que compõem o granito dão a ele as cores únicas que vemos nos diferentes tipos de granito.

A proporção relativa de diferentes minerais coloridos em um granito se deve em grande parte à fonte original de rocha derretida que esfriou para formar o granito. Se a rocha derretida era abundante em feldspato de potássio, é mais provável que o granito adquira uma cor rosa salmão. Por outro lado, se a rocha derretida for abundante em quartzo e minerais que compõem os anfibólios, você provavelmente obterá um granito manchado de preto e branco, comumente visto nas bancadas.


  • Quartzo - cor branca geralmente leitosa
  • Feldspato - cor geralmente esbranquiçada
  • Feldspato de potássio - normalmente cor de rosa salmão
  • Biotita - tipicamente preto ou marrom escuro
  • Moscovita - tipicamente ouro metálico ou cor amarela
  • Anfibólio - geralmente preto ou verde escuro
A combinação dos minerais acima compõe a maioria das cores que normalmente vemos em um granito. Agora, vamos detalhar os tipos de granito a distância e uma rápida visão geral do que lhes dá sua cor

Granito Branco

O granito branco é um granito composto principalmente de minerais de quartzo (branco leitoso) e feldspato (branco opaco). As pequenas manchas pretas no granito acima são provavelmente pequenos grãos de anfibólio. Isso pode ser devido à falta de componentes químicos necessários para formar anfibólios, ou o processo de resfriamento não é passível de formação de anfibólios.

Se você vir uma rocha 100% branca, ela não é de granito, mas é mais provável que seja uma rocha criada pelo homem para se parecer com granito ou uma bancada de quartzo ( quartzito ).

Granito Preto

O "granito preto" é comumente visto em rochas comerciais, mas não é granito. Como dito acima, o granito deve ter pelo menos 20% de quartzo, o que significa que uma rocha toda preta não é um granito. Mais comumente, o granito preto é de fato o gabbro, uma rocha ígnea intrusa máfica semelhante ao basalto. O Gabbro é composto principalmente de minerais piroxeno, plagioclase e pequenas quantidades de olivina (verde escuro) e anfibólio.

Granito Rosa

O granito de cor rosa é o resultado de uma abundância de feldspato de potássio dentro do granito. Você pode ver pequenas especificações de quartzo leitoso semitransparente, anfibólio marrom-escuro / preto e feldspato branco opaco. No entanto, em um granito como o acima, o mineral primário é o feldspato de potássio.

Granito preto e branco

O granito acima parece ter partes iguais de quartzo, feldspato e anfibólio, formando um granito preto e branco manchado. Este é um dos tipos mais comuns de granito e o mais comumente usado para bancadas em granito.

Granito Vermelho

O granito vermelho é uma variação do granito abundante em feldspato de potássio rosa, onde o k-feldspato fica mais vermelho que a cor mais rosada. Além disso, você pode obter uma coloração vermelha do óxido de ferro nos grãos de hematita ou inclusão no feldspato, essencialmente o mesmo processo que torna o metal enferrujado vermelho rubi.

Granito Azul

Você pode encontrar anúncios de bancadas em granito azul, mas isso também quase certamente não é granito. Um potencial é que a rocha é na verdade Larvikita , uma variedade ígnea de monzonita e às vezes chamada de "granito azul", apesar de não ser granito. Outra alternativa comum é a anortosita, uma rocha que contém abundante labradorita azul e às vezes é vendida como granito azul.

Granito Verde

Quando anunciada como granito verde, muitas vezes a pedra é na verdade uma variedade verde de mármore, que ganha sua coloração verde devido a inclusões de serpentina. Também poderia ser uma variação verde de pedra-sabão, rotulada como granito. 

Os granitos não são abundantes em minerais de cor verde, mas existem diversos tipos de rochas que contêm minerais verdes em abundância. Uma maneira muito incomum de obter uma coloração verde é a inclusão da amazonita , uma variedade verde de feldspato.

Tipos comuns de granito

Por fim, veremos alguns dos tipos mais comuns de granito e o que lhes dá a cor que eles herdaram.


  • Granito Santa (St.) CeciliaEste granito é conhecido por suas muitas granadas (minerais vermelhos escuros) com feldspato bronzeado, quartzo e biotita escura.
  • Granito Uba Tuba
O granito Uba Tuba é um tipo de granito extraído no Brasil que assume uma cor escura devido à abundância de mica.
  • Caxemira Granito branco
O granito branco da Caxemira é composto principalmente de feldspato e quartzo brancos, com distintos cristais de granada vermelha. Na verdade, não é um granito, mas uma rocha metamórfica.
  • Granito de ouro veneziano
Uma mistura de feldspato branco e bronzeado e minerais de quartzo com anfibólio, mica e granadas para adicionar cores preto e vermelho escuro.
  • Granito decorativo Giallo
Algumas versões deste granito parecem estar parcialmente metamorfoseadas, trazendo-o para a categoria de um gnaisse. A metamorfose, resultado de calor e pressão, fornece a textura do redemoinho. Este granito tem muito pouco mineral acessório e é principalmente branco devido ao feldspato e ao quartzo.
  • Granito marrom castanho
O bronzeado aqui se refere a uma variação de feldspato, com pequenas quantidades de potássio, para dar uma cor rosa muito fraca. As manchas marrons e pretas são provavelmente anfibólio abundante.
  • Granito marrom Báltico
Este tipo de granito é muito semelhante ao granito marrom castanho, mas com grãos maiores de feldspato.
  • Granito preto pérola
Na verdade, não é um granito, mas um tipo de gabro com piroxeno e anfibólio.
  • Bianco Antico granito
Este granito é principalmente quartzo, com manchas cor de rosa de feldspato originárias do Brasil.
  • Granito preto da galáxia
Este granito é na verdade um tipo de gabro de grão fino a médio, preto com manchas douradas.
  • Granito preto absoluto
Novamente, este é um tipo de gabro e não um granito, semelhante ao granito de pérola negra acima.

Isso encerra este guia para cores de granito e espero que tenha ensinado muito sobre as diferentes variedades de granito, do granito branco ao granito preto. Deixe um comentário abaixo com o seu favorito.

Comentários