O que fazer Quando a Pessoa Te Exclui

O que fazer Quando a Pessoa Te Exclui


Você pode ser marginalizado na escola, no trabalho ou mesmo por pessoas que você considera seus amigos. O homem é um animal social, portanto, sentir-se excluído é uma experiência desagradável. Você pode estar triste, confuso ou até com raiva, mas esses sentimentos vão passar. Neste artigo, você encontrará dicas para lidar com suas emoções, reagir à situação e superar o problema.

⇒GERENCIE SUAS PRÓPRIAS EMOÇÕES!

Considere a possibilidade de que foi um erro. Você nem sempre é excluído de propósito. Às vezes, pode acontecer por acaso e pode não ser ruim para você.

Por exemplo, você pode ter sido excluído por um simples problema de comunicação, como uma carta perdida ou uma mensagem de texto não enviada. Ou você pode ter sido esquecido pela pessoa que preparou os convites, que agora se sente mortificada por não entrar em contato com você.

Reconheça suas emoções. A marginalização pode fazer você experimentar muitos sentimentos negativos diferentes. Por exemplo, a princípio, você pode se sentir triste e depois ficar com raiva e ciúmes. Essas são emoções normais, mas vão passar. Em vez de negar esses sentimentos, reserve um tempo para processá-los.
Diga a alguém como você se sente. Pode ser útil compartilhar seus sentimentos com alguém próximo a você. Tente conversar com um pai, um bom amigo ou alguém em quem possa confiar. Explique o que aconteceu e revele de verdade o que sentiu.

A pessoa em quem você confia pode contar uma experiência semelhante sobre a marginalização e dar conselhos sobre como lidar com sua situação.

Se a marginalização é um problema constante para você ou se lhe causa trauma emocional, você pode conversar com um profissional de saúde mental. Se você ainda frequenta a escola, entre em contato com o psicólogo da escola. Se você não vai mais à escola, pode encontrar um terapeuta.

Coloque suas emoções em preto e branco. Escrever um diário pode oferecer muitos benefícios físicos e emocionais. Pode ajudá-lo a entender melhor seus sentimentos, reduzir o estresse e resolver seus problemas com mais eficiência.

Para seguir este conselho, obtenha um diário ou caderno para escrever suas experiências por alguns minutos todos os dias. Em sua primeira história, você pode descrever como foi excluído. Explique o que aconteceu e o que você sentiu.


⇒REAGIR A EXCLUSÃO

Tente se colocar no lugar das pessoas que o excluíram. Embora ser cortado possa prejudicá-lo, pode ser útil considerar os motivos dos autores da sua exclusão. A decisão deles provavelmente decorre de inseguranças e personalidades, e não de suas deficiências.

As pessoas que excluem propositalmente outras pessoas geralmente têm inseguranças e preconceitos que limitam sua capacidade de interagir gentilmente com os outros.
Aqueles que excluem outros querem estar no controle e podem marginalizá-lo porque o vêem como uma ameaça ao seu domínio
Reformule pensamentos negativos. Quando algo desagradável acontece, como ser excluído, o pensamento negativo é uma reação comum. Você, no entanto, tem a oportunidade de questionar e refazer suas emoções, a fim de se sentir melhor.
Por exemplo, depois de ser excluído, você pode pensar: "Ninguém gosta de mim!" Naturalmente, esse pensamento não é realista. É uma reação exagerada. Reformule sua opinião assim: "Sou uma boa pessoa e um bom amigo. Pessoas que são realmente importantes na minha vida gostam de passar um tempo comigo".
Na frente das pessoas que o marginalizaram, aja como se não estivesse chateado. Se a exclusão foi intencional, é melhor evitar mostrar suas emoções aos agressores. Os agressores costumam usar a marginalização para irritar suas vítimas; portanto, mesmo que você se sinta profundamente magoado por ser cortado, tente não demonstrar. Você derrotaria o valentão. 

Em vez disso, tente mostrar indiferença ao que aconteceu. Por exemplo, se você não foi convidado para uma festa ou outro evento social no fim de semana, tente contar a alguém o que você divertiu com sua família. Para aqueles que falam sobre a festa, responda com "Você parece ter se divertido. Que legal! Eu não sabia que havia uma festa, mas eu tinha outros compromissos de qualquer maneira. O que mais você fez neste fim de semana?".

Considere perguntar o que aconteceu. Se você acha que foi excluído por engano ou se não consegue entender o motivo do ocorrido, considere conversar com os responsáveis. Você pode achar que foi um erro involuntário ou terá a oportunidade de explicar aos seus interlocutores por que eles não foram bem.

⇒VÁ EM FRENTE


Se você acha que foi um erro, pode dizer: "Acho que houve um erro nos seus convites de aniversário. Não o recebi". Se você acha que foi propositalmente excluído, tente dizer: "Notei que você não me convidou para sua festa. Você é o proprietário da casa, então você tem todo o direito de convidar quem quiser, mas estou curioso para saber por que não sou. foi convidado ".

Perdoe as pessoas que o excluíram . O perdão lhe serve mais do que as outras pessoas. 

Chocar dentro de você ressentimento para com aqueles que o machucam não é bom para sua saúde. Pelo contrário, o perdão permite que você seja mais feliz e se sinta melhor, mesmo que a pessoa que o machucou não tenha se desculpado.

Tente escrever uma carta que você não enviará para a pessoa que o marginalizou. Na carta, descreva como você se sentiu em relação à exclusão e explique que deseja perdoar a pessoa responsável pelo seu próprio bem.

Tente se sentir parte de um grupo . Se um grupo de pessoas o exclui regularmente, é hora de fazer novos amigos. Os verdadeiros amigos nunca fazem você se sentir marginalizado. Encontre pessoas que apreciam você por sua personalidade e que não tentam magoar seus sentimentos.
Tente ingressar em uma associação ou equipe, para conhecer pessoas que compartilham seus mesmos interesses.

Convide pessoas para fazer atividades com você. Para evitar ser excluído, tome a iniciativa e convide seus amigos para ir ao shopping ou cinema no fim de semana. Como alternativa, organize uma festa e convide todos os seus amigos, mesmo aqueles que o excluíram no passado.

Aproveite o tempo sozinho . Ser excluído é ruim, mas, em alguns casos, ter tempo para ficar sozinho é um luxo, então tente tirar proveito da situação. Se você foi marginalizado e não tem nada a fazer, tente se dedicar às suas atividades favoritas por conta própria.

Por exemplo, você pode ler o livro que deseja começar algum tempo, terminar de pintar seu auto-retrato, tomar um longo banho relaxante ou assistir a um de seus filmes favoritos.

Forte abraço e sucesso!😉



Comentários