CB300: Um resumo desta moto e suas especificações!


☺Honda CB 300: história, modelos, consumo, defeitos, preço, motor

Honda CB 300. Em meados do ano de 2009, os fãs de motos nakeds de entrada (ou streets topo de linha, como preferir) passaram a contar com uma nova opção no mercado.

A Honda tirou de linha a saudosa CBX 250 Twister e passou a vender a inédita Honda CB 300, como um modelo mais moderno, de visual mais arrojado e com motor mais potente.

A nova Honda CB 300 (também conhecida como CB 300R) tinha como missão substituir a antiga Twister e repetir o sucesso de sua antecessora, que fechou o ano de 2008 como a sétima motocicleta mais vendida no mercado brasileiro.

De 2001 até o fim de 2008, a Honda CBX 250 Twister emplacou quase meio milhão de unidades.

Segundo o divulgado da Honda na época, a intenção foi oferecer uma motocicleta mais em conta para atender os desejos dos fãs da CB 600 Hornet, um modelo maior e bem mais caro.

Tanto é que o visual da nova CB 300 Foi assumidamente inspirado na naked mais potente.

O lançamento da Honda CB 300 no mercado brasileiro aconteceu em junho de 2009, juntamente com a trail Honda XRE 300, que chegou por aqui para substituir a Tornado e a Falcon.

A XRE 300 segue em linha até hoje, enquanto a CB 300 foi substituída pela CB Twister 250 em outubro de 2015 (ou seja, ela durou pouco mais de seis anos).

Confira abaixo os principais detalhes da CB 300 comercializada no Brasil:


Honda CB 300 – história


No fim de 2008, a Honda deixou de atuar no segmento de nakeds de entrada, deixando espaço livre para a também famosa Yamaha Fazer 250.

Porém, não demorou muito para que a marca das “asas da liberdade” voltasse a ter uma representante no segmento. Ela lançou a CB 300, uma moto com motor de maior capacidade cúbica e injeção eletrônica de combustível – a Twister tinha propulsor carburado.

Não dá para negar que, pelo menos visualmente falando, a Honda CB 300 apresentou um belo salto frente a antiga CBX 250 Twister.

Por ser inspirada na Hornet, a naked de entrada da marca japonesa adotou formas bem mais modernas e robustas, dando a impressão de ser uma motocicleta maior que a capacidade do motor.

Algumas soluções interessantes foram usadas pela Honda para dar essa impressão, como o tanque de combustível com 18 litros de capacidade (contra a peça de 16,5 litros da Twister), com formato mais envolvente para os joelhos do piloto, e dois defletores de ar pretos logo abaixo do tanque, que ajudam no apelo estético e também contribui para a refrigeração do motor.



As rodas também ficaram maiores, de 17 polegadas na frente e atrás, mas com pneu 110/70 na frente e 140/70 atrás, contra o jogo de 110/80 e 130/70, respectivamente, da antecessora.

Na motorização, a CB 300 manteve o mesmo propulsor da antiga Twister, mas redimensionado para entregar mais potência, receber injeção eletrônica e atender à terceira fase do Promot 3.

Ele passou a ter 291,6 cm³ de capacidade, graças ao aumento no diâmetro e no curso do pistão, de 79 x 59,5 mm.

Para receber a injeção eletrônica PGM-FI, o motor adotou novos dutos de admissão e exaustão e um novo conjunto de válvulas.

Passou a gerar 26,5 cv de potência, a 7.500 rpm, e 2,81 kgfm de torque, a 6.000 rpm. Na Twister, era 24 cv a 8.000 rpm e 2,48 kgfm.

O câmbio de seis marchas da Twister deu lugar a um de cinco marchas, que segundo a Honda melhorou o aproveitamento de força do motor.

A primeira leva da Honda CB 300R chegou nas cores prata, preta, vermelha e dourada, com preço público sugerido de R$ 11.490.

Ou seja, mais cara que a Yamaha YS250 Fazer, que na época tinha preço sugerido de R$ 10.480.




Ainda em 2009, a Honda CB 300 e também a XRE 300 ganharam suas primeiras mudanças.

Elas passaram a dispor da opção de freios Combined ABS (C-ABS), que une os sistemas ABS (antitravamento) e CBS (freios combinados), evitando o travamento das rodas e ainda distribuindo a força de frenagem entre as duas rodas.

Além disso, somente a CB 300 C-ABS contava com freio a disco na traseira, ao passo que o modelo standard entregava freio traseiro a tambor.

A CB 300 C-ABS foi ofertada a partir de outubro de 2009 com preço de R$ 13.990.

Já em setembro de 2010, a Honda CB 300 ganhou novas cores. A novidade foi a introdução da cor azul metálica, que substituiu a prata metálica.

Além disso, ela ganhou espelhos retrovisores redesenhados em preto fosco, ao invés das peças cromadas da anterior. O preço foi mantido em R$ 11.490 para o modelo standard.

Para a linha 2012, a Honda CB 300R estreou em outubro de 2011 uma nova edição especial limitada para celebrar os 40 anos da Honda no Brasil.

Com produção limitada a 3 mil unidades, o modelo tinha preço de R$ 11.690 e entregava pintura branca com grafismos em preto e vermelho.

Nesta mesma linha, a CB 300 adotou o freio a disco traseiro como item de série também para a versão standard. O modelo chegou originalmente com freio traseiro a tambor.




Foi em novembro de 2012, porém, que a CB 300 recebeu suas maiores mudanças. Com chegada às concessionárias marcada para janeiro de 2013, a naked adotou pequenos retoques visuais e o motor 300 cc passou a ser combustível.

Na parte estética, a CB 300 passou a contar com novos defletores laterais no tanque de combustível com pintura na cor da moto.

Ela adotou ainda novos piscas com lentes translucidas ao invés das amareladas. O painel de instrumentos ganhou uma luz indicadora para avisar a dificuldade na partida devido a grande concentração de etanol no tanque e temperatura ambiente inferior a 15 ºC.

O motor ganhou a tecnologia flex para beber álcool, gasolina ou uma mistura dos dois. Passou a entregar 26,53 cv, a 7.500 rpm, e 2,82 kgfm, a 6.500 rpm, com gasolina, e 26,73 cv e 2,86 kgfm, com etanol.

Vale lembrar que a Honda foi a primeira marca a oferecer uma moto flex no Brasil, com o lançamento da CG 150 Titan em 2009.

Porém, a tecnologia flex em motos de 250/300 cilindradas estreou na Yamaha Fazer 250 Blueflex em 2012.

A CB 300 2013 estreou com preço de R$ 11.990 na versão standard, nas cores preta, vermelha e amarela, e R$ 13.690 na C-ABS, apenas na cor vermelha.

Em outubro de 2013, para celebrar o marco de 3 milhões de motos flex vendidas no Brasil, a Honda anunciou uma versão especial para os modelos Titan, Bros, XRE, CB 300R e Biz.

No caso da CB 300R, ela recebeu pintura na cor azul metálico e grafismos em cinza claro. O preço da motocicleta especial era de R$ 12.140.

Saiba mais sobre a CB300!

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