Final Fantasy (videogame)
Final Fantasy é um videogame de fantasia desenvolvido e publicado pela Square em 1987. É o primeiro jogo dasérie Final Fantasy da Square, criado por Hironobu Sakaguchi . Originalmente lançado para o NES , o Final Fantasy foi refeito para vários consoles de videogame e é frequentemente incluído no Final Fantasy II em coleções de videogames.
A história segue quatro jovens chamados Guerreiros da Luz, que carregam um dos quatroorbes elementares do mundo,que foram escurecidos pelos quatro Demônios Elementares. Juntos, eles buscam derrotar essas forças do mal, restaurar a luz dos orbes e salvar seu mundo.
Final Fantasy foi originalmente concebido sob o título de trabalho Fighting Fantasy , mas questões de marca registrada e circunstâncias terríveis em torno de Square, bem como o próprio Sakaguchi, levaram o nome a ser alterado.
Final Fantasy foi originalmente concebido sob o título de trabalho Fighting Fantasy , mas questões de marca registrada e circunstâncias terríveis em torno de Square, bem como o próprio Sakaguchi, levaram o nome a ser alterado.
O jogo foi um grande sucesso comercial, recebeu críticas positivas em geral e gerou muitas sequências de sucesso e títulos complementares na forma da série Final Fantasy .
O original agora é considerado um dos jogos de interpretação de personagem mais influentes e bem-sucedidos no Nintendo Entertainment System, tendo um papel importante na popularização do gênero.
Os elogios da crítica se concentraram nos gráficos do jogo, enquanto as críticas apontaram o tempo gasto em busca de encontros aleatórios em batalhas para aumentar o nível de experiência do jogador. Em março de 2003, todas as versões do Final Fantasy haviam vendido um total combinado de dois milhões de cópias em todo o mundo.
Gameplay/Jogabilidade
Final Fantasy tem quatro modos básicos de jogo: um mapa do mundo superior , mapas de cidades e masmorras, uma tela de batalha e uma tela de menu. O mapa do mundo superior é uma versão reduzida do mundo fictício do jogo, que o jogador usa para direcionar os personagens para vários locais.
O principal meio de viajar pelo mundo superior é a pé; um navio, uma canoa e um dirigível ficam disponíveis à medida que o jogador avança.
Com exceção de algumas batalhas em locais predefinidos ou com chefes , os inimigos são encontrados aleatoriamente nos mapas de campo e no mapa do mundo superior, quando viajam a pé, de canoa ou de navio, e devem ser combatidos ou fugidos.
Os Guerreiros da Luz lutam com Lich , Demônio da Terra.
O enredo do jogo se desenvolve à medida que o jogador progride pelas cidades e masmorras. Alguns cidadãos da cidade oferecem informações úteis, enquanto outros possuem lojas que vendem itens ou equipamentos.
Os Guerreiros da Luz lutam com Lich , Demônio da Terra.
O enredo do jogo se desenvolve à medida que o jogador progride pelas cidades e masmorras. Alguns cidadãos da cidade oferecem informações úteis, enquanto outros possuem lojas que vendem itens ou equipamentos.
Masmorras aparecem em áreas que incluem florestas, cavernas, montanhas, pântanos, cavernas subaquáticas e edifícios. Masmorras geralmente têm baús de tesouro contendo itens raros que não estão disponíveis na maioria das lojas.
A tela do menu do jogo permite que o jogador acompanhe seus pontos e níveis de experiência , escolha qual equipamento seus personagens usam e use itens e magia. O atributo mais básico de um personagem é seu nível, que pode variar de um a cinquenta, e é determinado pela quantidade de experiência do personagem.
Ganhar um nível aumenta os atributos do personagem, como seus pontos de vida máximos(HP), que representa a saúde restante de um personagem; um personagem morre quando chega a zero HP. Os personagens ganham pontos de experiência vencendo batalhas.
O combate no Final Fantasy é baseado em menus: o jogador seleciona uma ação de uma lista de opções como Ataque, Magia e Item. As batalhas são baseadas em turnos e continuam até um dos lados fugir ou ser derrotado.
Se a festa do jogador vencer, cada personagem ganhará não apenas experiência, mas também dinheiro, que é conhecido como Gil no universo Final Fantasy ; se ele fugir, ele retornará à tela do mapa; e se todos os personagens do grupo morrerem, o jogo terminará e todo o progresso não salvo será perdido.
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Final Fantasy foi o primeiro jogo a mostrar os personagens do jogador no lado direito da tela e os inimigos no lado esquerdo da tela, em oposição à visão em primeira pessoa.
O jogador começa o jogo escolhendo quatro personagens para formar uma festa e fica preso nessa opção durante o jogo. Cada personagem tem uma "ocupação", ou classe de personagem , com diferentes atributos e habilidades que são inatas ou podem ser adquiridas.
O jogador começa o jogo escolhendo quatro personagens para formar uma festa e fica preso nessa opção durante o jogo. Cada personagem tem uma "ocupação", ou classe de personagem , com diferentes atributos e habilidades que são inatas ou podem ser adquiridas.
Existem seis classes: Lutador, Ladrão, Faixa Preta, Mago Vermelho, Mago Branco e Mago Negro. Mais tarde no jogo, o jogador tem a opção de fazer com que cada personagem seja submetido a uma "atualização de classe"; em que seus retratos de sprite amadurecem, e algumas classes ganham a capacidade de usar armas e magia que anteriormente não podiam usar.
O jogo contém uma variedade de armas, armaduras e itens que podem ser comprados ou encontrados para tornar os personagens mais poderosos em combate. Cada personagem tem oito slots de inventário, com quatro para segurar armas e quatro para segurar armadura. Cada classe de personagem tem restrições sobre quais armas e armaduras ela pode usar.
Algumas armas e armaduras são mágicas; se usado durante o combate, eles lançam feitiços. Outros artefatos mágicos fornecem proteção, como certos feitiços. Nas lojas, os personagens podem comprar itens para se recuperar enquanto viajam.
Os itens disponíveis incluem poções, que curam os personagens ou removem doenças como veneno ou petrificação; Tendas e chalés, que podem ser usados no mapa do mundo para curar o jogador e, opcionalmente, salvar o jogo; e Houses, que também recupera a magia da festa após salvar.missões .
Magia é uma habilidade comum no jogo, e várias classes de personagens a usam. Os feitiços são divididos em dois grupos: branco, que é defensivo e curativo, e preto, que é debilitante e destrutivo.
Magia é uma habilidade comum no jogo, e várias classes de personagens a usam. Os feitiços são divididos em dois grupos: branco, que é defensivo e curativo, e preto, que é debilitante e destrutivo.
A magia pode ser comprada em lojas de magia branca e negra e atribuída a personagens cuja ocupação lhes permite usá-la. As magias são classificadas por um nível entre um e oito, com quatro magias brancas e quatro pretas por nível.
Cada personagem pode aprender apenas três magias por nível. Magos Brancos e Pretos podem potencialmente aprender qualquer um de seus respectivos feitiços, enquanto Magos Vermelhos, Ninja e Cavaleiro não podem usar a maioria das magias de alto nível.
História do Game
O jogo começa com o aparecimento dos quatro jovens guerreiros da luz, os heróis da história, que carregam um dos Orbs escurecidos. Inicialmente, os Guerreiros da Luz têm acesso ao Reino de Coneria e ao Templo dos Demônios em ruínas.
Depois que os guerreiros resgatam a princesa Sara do malvado cavaleiro Garland, o rei de Conéria constrói uma ponte que permite a passagem dos guerreiros da luz a leste da cidade de Pravoka. Lá, os Guerreiros da Luz libertam a cidade de Bikke e seu bando de piratas e adquirem o navio dos piratas para uso próprio.
Os guerreiros agora embarcam em uma cadeia de missões de entrega nas margens do mar Aldi. Primeiro, eles recuperam uma coroa roubada da Marsh Cave para um rei em um castelo em ruínas, que acaba sendo o elfo negro Astos.
Ao derrotá-lo, obtém o Olho de Cristal, que eles retornam à bruxa cega Matoya em troca de uma erva necessária para despertar o príncipe elfo amaldiçoado por Astos. O príncipe elfo dá aos Guerreiros da Luz a Chave Mística, que é capaz de destrancar qualquer porta. A chave destranca uma sala de armazenamento no Castelo de Coneria, que contém TNT. Nerrick, um dos anões da Caverna dos Anões / Dwarf Village, destrói um pequeno istmo usando o TNT, conectando o Mar Aldi ao mundo exterior.
Depois de visitar a cidade quase destruída de Melmond, os Guerreiros da Luz vão para a Caverna da Terra para derrotar um vampiro e recuperar o Star Ruby, que ganha passagem para a caverna de Sage Sadda. Com o bastão de Sadda, os guerreiros se aventuram mais fundo na caverna da terra e destroem o demônio da terra, Lich .
Depois de visitar a cidade quase destruída de Melmond, os Guerreiros da Luz vão para a Caverna da Terra para derrotar um vampiro e recuperar o Star Ruby, que ganha passagem para a caverna de Sage Sadda. Com o bastão de Sadda, os guerreiros se aventuram mais fundo na caverna da terra e destroem o demônio da terra, Lich .
Os Guerreiros da Luz obtêm uma canoa e entram no Vulcão Gurgu e derrotam o Demônio do Fogo, Kary. O Levistone da Caverna de Gelo nas proximidades permite que eles levem uma aeronave para alcançar os continentes do norte. Depois que eles provam sua coragem, recuperando a Cauda do Rato do Castelo da Provação, o Rei dos Dragões, Bahamut, promove cada guerreiro da luz.
Um gesto gentil é recompensado por uma fada, recebendo líquido especial que produz oxigênio, e os Guerreiros o usam para ajudar a derrotar o Demônio da Água, Kraken , no Santuário Afundado. Eles também recuperam uma laje, que permite que um linguista chamado Dr. Unne ensine a língua de Lefeinish. Os Lefeinish dão aos Guerreiros da Luz acesso ao Castelo Flutuante que Tiamat , o Demônio do Vento, assumiu.
Com os Quatro Demônios derrotados e os Orbs restaurados, um portal é aberto no Templo dos Demônios, o que os leva a 2000 anos no passado. Lá, os guerreiros descobrem que os Quatro Demônios enviaram Garland (agora o arquidemonio Caos) de volta no tempo e enviou os Demônios para o futuro, criando um ciclo no tempo pelo qual ele poderia viver para sempre.
Criação do Game
Hironobu Sakaguchi pretendia fazer um RPG por um longo tempo, mas seu empregador Square se recusou a dar permissão, pois esperava baixas vendas desse produto. No entanto, quando o RPG Dragon Quest foi lançado e provou ser um sucesso no Japão, a empresa reconsiderou sua posição sobre o gênero e aprovou a visão de Sakaguchi de um RPG inspirado em Ultima e Wizardry.
Apenas três de seus colegas se ofereceram para participar deste projeto liderado por ele, porque ele era considerado um "chefe grosseiro", apesar de suas criações malsucedidas. Eventualmente, Final Fantasyfoi desenvolvido por uma equipe de sete membros da equipe principal da Square, conhecida como "A-Team".
Sakaguchi convenceu os designers de jogos Koichi Ishii e Akitoshi Kawazu a se juntarem ao projeto. Kawazu foi o principal responsável pelo sistema de batalhas e sequências, que ele baseou fortemente no jogo de mesa Dungeons & Dragons e no RPG Wizardry .
Por exemplo, as fraquezas dos inimigos em relação a elementos como fogo e gelo não haviam sido incluídas nos RPGs japoneses até aquele momento. Kawazu gostava desses aspectos dos RPGs ocidentais e decidiu incorporá-los ao Final Fantasy.
Ele também defendeu a opção do jogador de escolher livremente suas próprias classes de membros do grupo no início do jogo, pois sente que "a diversão em um RPG começa quando você cria um personagem.
O cenário foi escrito pelo escritor freelancer Kenji Terada , baseado em uma história de Sakaguchi.
O cenário foi escrito pelo escritor freelancer Kenji Terada , baseado em uma história de Sakaguchi.
shii influenciou fortemente o cenário do jogo com sua idéia dos cristais. Ele também sugeriu o ilustrador Yoshitaka Amano como designer de personagens, mas Sakaguchi recusou a princípio porque nunca tinha ouvido o nome do artista antes.
Quando Sakaguchi mostrou a Ishii alguns desenhos em recortes de revistas e lhe disse que este era o estilo de arte que ele estava procurando, Ishii revelou a ele que esses foram realmente criados por Amano, levando a seu envolvimento no jogo.
A música de Final Fantasy foi composta por Nobuo Uematsu.e marcou sua 16ª composição musical de videogame. O programador iraniano-americano Nasir Gebelli foi contratado para codificar o jogo. Ele inicialmente tentou entender todos os aspectos da jogabilidade, mas logo foi aconselhado por Sakaguchi a apenas programar os conceitos de design, para que ele não tivesse que explicar tudo a Gebelli em detalhes.
Gebelli também foi responsável por criar o que é considerado o primeiro minijogo de RPG , um quebra-cabeça deslizante , que ele adicionou ao jogo, apesar de não fazer parte do design original do jogo. Entre os outros desenvolvedores estavam o designer gráfico Kazuko Shibuya, programadores Kiyoshi Yoshii e Ken Narita, além do depurador Hiroyuki Ito.
Quando o projeto começou a mostrar promessas, o designer Hiromichi Tanaka e seu "B-Team" se uniram para ajudar no desenvolvimento. A falta de fé na equipe de Sakaguchi, bem como sua impopularidade dentro da empresa, motivaram os funcionários a dar o melhor de si.
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