Características técnicas da Honda CB300: 250 Cilindradas!
De acordo com a Honda, para orientar o uso de gasolina e etanol no tanque das motos, o painel traz uma nova luz indicadora, que acenderá sempre que houver uma elevada concentração de etanol (álcool) no tanque e temperatura ambiente abaixo de 15ºC.
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Isto indicará uma possível dificuldade de partida a frio do motor, informa a fabricante, e após o aquecimento do motor, a luz se apagará.
A empresa divulga que é necessário um mínimo de 20% de gasolina no tanque para garantir a partida a frio.
A empresa divulga que é necessário um mínimo de 20% de gasolina no tanque para garantir a partida a frio.
Para rodar com os dois combustíveis, foram realizadas alterações no sistema de injeção eletrônica. O motor da CB 300R gera 2,82 kgf.m a 6.500 rpm e potência 26,53 cv a 7.500 rpm quando abastecida a gasolina.
Com etanol, os valores mudam para 2,86 kgf.m a 6.500 rpm e 26,73 cv a 7.500 rpm.
No caso da XRE 300, a potência máxima é de 26,1 cv a 7.500 rpm e torque 2,81 kgf.m a 6.500 rpm quando abastecida com gasolina, e 26,3 cv e 7.500 rpm e 2,85 kgf.m a 6.500 rpm, respectivamente, quando tiver etanol.
No caso da XRE 300, a potência máxima é de 26,1 cv a 7.500 rpm e torque 2,81 kgf.m a 6.500 rpm quando abastecida com gasolina, e 26,3 cv e 7.500 rpm e 2,85 kgf.m a 6.500 rpm, respectivamente, quando tiver etanol.
Motor da CB300
O modelo Honda está equipado com motor monocilíndrico, com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), com quatro válvulas e equipado com injeção eletrônica de combustível.
Com 291,6 cm³ de capacidade cúbica, o propulsor gera 26,53 cv a 7.500 rpm de potência máxima e torque máximo de 2,81 kgf.m a 6.000 rpm. Na cidade, o consumo de combustível gira na caso dos 25 km/l.
Já o propulsor da Fazer 250 tem 249 cm³, conta com comando de válvulas simples no cabeçote (OHC). Alimentado por injeção eletrônica, gera 21 cv de potência máxima a 8.000 rpm e 2,10 kgf.m a 6.500 rpm de torque máximo. Mais econômica, a street da Yamaha faz, na cidade, cerca de 29 km/l.
No resumo da ópera, ambos os motores trabalham de forma linear e oferecem força em baixas e médias rotações.
Já o propulsor da Fazer 250 tem 249 cm³, conta com comando de válvulas simples no cabeçote (OHC). Alimentado por injeção eletrônica, gera 21 cv de potência máxima a 8.000 rpm e 2,10 kgf.m a 6.500 rpm de torque máximo. Mais econômica, a street da Yamaha faz, na cidade, cerca de 29 km/l.
No resumo da ópera, ambos os motores trabalham de forma linear e oferecem força em baixas e médias rotações.
Neste quesito, leve vantagem para a CB 300R, em função de seu torque maior atingido em uma rotação mais baixa. Porém, o propulsor da Fazer de comando simples vibra menos, é mais econômico e foi o primeiro a adotar a injeção eletrônica de combustível. Boas de curvas e de retas, os modelos alcançaram 130 km/h.
FICHA TÉCNICA
Honda CB 300R
- Motor: DOHC, quatro tempos, quatro válvulas, arrefecido a ar
- Capacidade: 291 cm³
- Diâmetro X Curso: 79 x 59,5 mm
- Taxa de Compressão: 9,0 : 1
- Potência Máxima: 26,53 cv a 7.500 rpm
- Torque Máximo: 2,81 kgf.m a 6.000 rpm
- Câmbio: 5 marchas
- Quadro: Berço semiduplo
- Transmissão Final: Corrente
- Alimentação: Injeção eletrônica
- SUSPENSÃO:
- Dianteira: Garfo telescópico, com 130 mm de curso
- Traseira: Monoamortecida, com 105 mm de curso
- FREIO:
- Dianteiro: Disco simples de 276 mm de diâmetro
- Traseiro: Tambor
- PNEUS:
- Dianteiro: 110/70 – 17 (54H)
- Traseiro: 140/70 – 17 (66H)
- Comprimento: 2.085 mm
- Largura: 745 mm
- Altura: 1.040 mm
- Altura do Assento: 781 mm
- Distância Entre-eixos: 1.402 mm
- Tanque de Combustível: 18 litros (3 litros de reserva)
- Cores: Preta, vermelha, prata e amarela metálica
- Preço: R$ 11.490,00 (tabela)
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